Cantinho da Bicharada

A importância da desparasitação!

Os animais de estimação são membros da família e, por isso, devemos tratá-los como tal.

- publicidade -

Os nossos amigos de 4 patas são uma alegria para toda a família. Mas, ao mesmo tempo, exigem muita responsabilidade e preocupação por parte dos donos.

De facto, a presença de organismos como pulgas e carraças põe em causa a saúde do animal e da família que o acolhe, sendo uma das preocupações dos seus donos mais comuns.

Para que os nossos patudos se mantenham saudáveis, é essencial adotar algumas práticas. Além de todos os outros cuidados a ter com os nossos patudos, é fundamental apostar na desparasitação.

 Porque devemos desparasitar os animais de estimação?

A desparasitação é fundamental trata-se de uma medida preventiva para evitar que parasitas internos ou externos se alojem nos nossos amigos de 4 patas.

Além disso, desparasitar cães e gatos é importante para nós, humanos, que com eles coabitam. Isto porque diminui a probabilidade de contatarmos diretamente com parasitas e, consequentemente, de ficarmos doentes.

Parasitas internos

Estes tipos de parasitas instalam-se no interior do organismo dos nossos animais de companhia. Por essa razão, não são visíveis e muitas vezes os patudos não demonstram sintomas de contaminação.

Existem várias espécies, como por exemplo os ascarídeos , as ténias e a Leishmania. Esta última é a responsável pela famosa leishmaniose canina, uma doença parasitária para a qual não há cura e que pode ser fatal.

 Parasitas externos

Quem nunca ouviu falar de pulgas e carraças? Instalam-se na pele dos animais e, além da comichão que provocam, podem originar outras complicações.

Relativamente às pulgas, existe, por exemplo, a Dermatite Alérgica à Picada de Pulga (DAPP), que causa prurido e desconforto intenso.

Em relação às carraças, existe o risco de transmitirem bactérias e outros parasitas aos nossos amigos e a nós próprios.

- publicidade -

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui