EntrevistaPolíticaSesimbra

«A educação sempre foi e continua a ser para esta autarquia uma prioridade e um investimento»

Com o novo ano escolar em andamento há três meses, o Diário do Distrito falou com a vice-presidente da autarquia, Felicia Costa. Numa pequena conversa, a vereadora responsável pela pasta da educação falou não só sobre o início do ano letivo, mas também referiu o processo de retirada das últimas estruturas de amianto nas escolas de Sesimbra.

«As estruturas com amianto nas Escolas Básica e Secundária Michel Giacometti, Básica Integrada da Quinta do Conde, Básica do Castelo e na Escola Secundária de Sampaio, foram removidas pela Câmara Municipal. As obras, concluídas na pausa letiva de verão, foram dinamizadas fora do horário escolar por empresas especializadas neste tipo de operações», contou a vice-presidente sobre estas obras. As mesmas custaram 980 mil euros e aconteceram durante a pausa de verão. Ainda durante a gestão das escolas de segundo e de terceiro ciclo pelo estado português. As escolas primárias do concelho já estavam livres de estruturas de amianto.

«A educação sempre foi e continua a ser para esta autarquia uma prioridade e um investimento, uma vez que é sentida como um fator essencial para o desenvolvimento pessoal, para o exercício pleno da cidadania e simultaneamente, para o desenvolvimento socioeconómico e tecnológico do concelho», afirmou Felicia Costa. O SIGA 2022/2023 ajuda a otimizar as diferentes Plataformas Informáticas de Gestão Escolar e Gestão Municipal. Educar em rede e conhecer para intervir são as visões que a autarquia tem para o sistema educativo concelhio.

O Município de Sesimbra tem procurado melhorar o Parque Escolar e combater a exclusão social. Uma destas medidas, durante a pandemia, foi a entrega de refeições das cantinas escolares para que crianças referenciadas pudessem ter algo que comer em casa. Durante este ano letivo, o município pretende implementar o programa Devagar se Vai ao Longe, que tem como principais objetivos a promoção de competências socio emocionais e o desempenho escolar, assim como a prevenção ou redução de problemas de comportamentos emocionais em crianças do 1.º ciclo. Também está em revisão a Carta Educativa. O Município de Sesimbra pretende tornar o Cartão Escolar Municipal, que poderá ser usado em todos os níveis de ensino, um facilitador da gestão do serviço de refeições nos refeitórios escolares.

A passagem das competências, para as mãos do concelho, está a ter algumas dificuldades. «Subsiste, no entanto, a convicção que, com o empenho e dedicação por parte de todos aqueles que direta ou indiretamente trabalham nas e com as escolas, nomeadamente, os docentes, assistentes operacionais e técnicos, entre outros profissionais, para além das famílias, associações de pais e de estudantes, tudo será certamente menos difícil e complexo», disse a vice-presidente, Felicia Costa. Na última reunião de vereadores falou-se no pagamento dos funcionários das várias escolas que deixou o município com um défice de 40 mil euros.  


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *