Opinião

A culpa é do Judas

As opiniões expressas neste artigo são pessoais e vinculam apenas e somente o seu autor.

“A culpa é do Passos!”. Uma frase que todos usam: bloquistas, comunistas e socialistas. Não deve haver ministro, deputado ou presidente de Junta que não reze esta ladainha.

Por que razão estas pessoas falam de Passos Coelho, que só governou quatro anos e saiu há oito? Fazem-no quando precisam de justificar alguma coisa que já deviam ter feito, resolvido ou melhorado… mas que ainda não fizeram, nem resolveram, nem melhoraram.

Felizmente, os portugueses sabem que há um tempo razoável para um político se desculpar com o passado. Ora, oito anos não é razoável. E quem diz oito, também diz seis, que é o tempo que o Partido Comunista já não governa Almada.

Falo disto porque, passados seis anos, o PS ainda atira culpas sobre o PCP.

Há trabalho da Câmara para apresentar? Sim, e não estou a falar só dos pelouros do PSD. Mas mudar a vida das pessoas implica agir nos transportes, na habitação e no emprego, que são algumas das grandes falhas dos socialistas. Sobretudo, porque nestes seis anos tiveram sempre no Governo o seu próprio partido.

Deixo aqui um exemplo da falta de vergonha do PS/Almada quando atira falhas para o PCP: a manutenção dos equipamentos desportivos municipais.

Um concelho tão populoso e reconhecido pelo desporto, como Almada, não pode ter falhas na qualidade, salubridade e conforto dos seus equipamentos desportivos. Se queremos ser exemplo, isto tem de ser uma prioridade do executivo.

Tivemos ou temos problemas de manutenção na nave do Complexo Municipal do Feijó (fechada durante meses); no Pavilhão da Costa da Caparica (o telhado esteve tanto tempo para arranjar que choveu lá dentro e o chão levantou…). O Pavilhão Municipal da Charneca de Caparica tem sofrido muito com inundações. Os balneários da Escola Daniel Sampaio estiveram durante meses sem duches… E o pináculo dos atrasos são as Piscinas da Charneca de Caparica. Uma empreitada que não ata nem desata.

Algo não está bem com as Infraestruturas e Obras Municipais. E o PSD tem lembrado que em muitos destes espaços decorrem as aulas escolares de Educação Física!

Esta incapacidade de planear e executar obras acaba por extravasar e condicionar outras áreas de trabalho fundamentais, como o Desporto e a Educação.

Quando confrontada, a senhora presidente da Câmara fala do estado dos equipamentos que o PCP deixou em 2017. Em parte, isso é verdade: os comunistas não fizeram planos de manutenção e hoje isso nota-se. Porém, usar a mesma desculpa por 6 anos não basta.

Seis anos depois, nem a culpa é do anterior executivo, nem da pandemia, que é outra justificação para todos os males. A responsabilidade é de quem deveria ter um plano de manutenção dos equipamentos municipais ou que, tendo-o, não o cumpre.

Estamos quase a começar um ano novo e eu espero que o PS/Almada mude a cassete e deixe de dizer que a culpa é do (Joaquim) Judas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *