CulturaMontijo

«A ‘Banda D’Além’ e a Cidade de Lisboa durante o Antigo Regime» lançado no Montijo

No dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro e do Direito do autor, teve lugar o lançamento do livro «A ‘Banda D’Além’ e a Cidade de Lisboa durante o Antigo Regime – Uma Perspetiva de História Económica Regional Comparada», de António Gonçalves Ventura.

A cerimónia, que decorreu na Galeria Municipal, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, do autor, António Gonçalves Ventura e de Maria de Fátima Reis, responsável pelo prefácio da obra, que integra a 2.ª série da Coleção Estudos Locais da Câmara Municipal do Montijo.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo referiu que «é obrigação das autarquias locais, dos autarcas e de todos aqueles que defendem a cultura, publicar obras importantes para a compreensão e entendimento da nossa história, como é o caso desta obra» e deixou «uma palavra de apreço ao autor de «uma obra tem uma importância significativa que vai permitir compreender a nossa inserção na região de Lisboa, na Banda D’Além e, assim, compreender a nossa cidade, a nossa cultura e a relevância que o Montijo teve ao longo da história».

António Gonçalves Ventura agradeceu à Câmara Municipal do Montijo e sublinhou que a obra em questão  «por se tratar de um texto académico é um livro complicado» recomendando aos leitores que leiam esta dissertação «aos poucos para que se entenda o complexo enredo das matérias em questão».

«A ‘Banda D’Além’ e a Cidade de Lisboa durante o antigo regime – Uma Perspetiva de História Económica Regional Comparada» é uma obra fundamental para o estudo e compreensão da relação dos concelhos ribeirinhos da margem esquerda do Tejo com a cidade de Lisboa durante o Antigo Regime.

O autor, nascido em junho de 1949, é Doutorado em História, especialidade de História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Mestre em História Regional e Local, licenciado em História e especializado em Ciências de Educação. É professor de História aposentado.

Fonte: CM do Montijo


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *