AtualidadeSines

Orcas juvenis são responsáveis pelos incidentes com embarcações em Portugal e Espanha

Especialistas em cetáceos suspeitam que um grupo de três orcas juvenis possa ser responsável pelos incidentes com embarcações.

Especialistas em cetáceos suspeitam que um grupo de três orcas juvenis possa ser responsável pelos incidentes com embarcações na costa portuguesa e espanhola nos últimos meses.

“Conseguimos identificar três indivíduos, todos juvenis, que podem estar numa atitude de jogo. Os barcos atraem os animais, que lhes tocam, conseguindo reações e mesmo mover a embarcação, o que é curioso para elas”, disse à Lusa a bióloga marinha Rute Esteban.

O problema é que, segundo esta bióloga, “trata-se de um comportamento repetitivo das orcas”. No verão de 2020 registaram-se cerca de 30 relatos em quase toda a costa atlântica ibérica, desde Gibraltar (a sul) até à Corunha (a norte), tendo o último sido registado na madrugada de 14 novembro ao largo de Sines, quando um grupo de orcas danificou uma embarcação.

O biólogo Francisco Martinho faz uma comparação das orcas com os cães, que “perseguem os carros”. Recomenda “parar o motor, baixar velas, o que acaba com a perseguição”, tal como referiu a Autoridade Marítima Nacional.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *