AtualidadeMundo

Menina com síndrome de Down vítima de ‘bullying’ é levada à escola pelo Presidente da Macedónia

Embla Ademi, uma menina de 11 anos com síndrome de Down, tem sido frequentemente importunada nas escola e até nas aulas devido à sua condição genética.

O caso sensibilizou o Presidente da República da Macedónia do Norte, Stevo Pendarovski,tendo o próprio Chefe de Estado ter levado a criança às aulas.

Este foi um “ato público que também pretendeu fazer pedagogia junto da população”, segundo avança a CNN.

Stevo Pendarovski levou Embla Ademi pela mão à escola primária, na cidade de Gostivar. Num comunicado, o Presidente disse que “somos todos iguais nesta sociedade. Vim aqui para dar o meu apoio e consciencializar as pessoas que a inclusão é um princípio básico”.

Para o Presidente, as crianças com síndrome de Down “devem não apenas beneficiar dos direitos que merecem, mas sobretudo sentirem-se iguais e bem-vindas na escola”.

Pendarovski partilhou ainda um vídeo, em que conversa com os pais sobre os desafios que enfrentam diariamente por terem uma criança com estas características.

“Os preconceitos neste contexto são o principal obstáculo para a construção de uma sociedade igualitária e justa para todos. É uma obrigação legal e moral proporcionar educação inclusiva, em que o foco principal é o desenvolvimento de competências em crianças com diferentes processos de desenvolvimento”, disse Stevo Pendarovski no mesmo comunicado emitido pelo seu gabinete.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *