Economia

881 milhões de euros em 2022. Maior lucro da história da Galp

No mesmo dia em que anunciou a venda da sua operação petrolífera em Angola, a Galp apresentou ao mercado um lucro histórico de 881 milhões de euros em 2022, quase o dobro do alcançado no ano anterior.

O resultado líquido da petrolífera foi o maior da sua história e um crescimento de 93% face ao ano anterior. Observando só o desempenho do quarto trimestre, os lucros da Galp cresceram 143% em termos homólogos, para 273 milhões de euros.

Face a estes resultados, comunicados esta segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a administração da Galp propõe distribuir um dividendo bruto de 52 cêntimos por acção, que compara com os 50 cêntimos pagos sobre o exercício do ano prévio, e executar um programa de recompra de acções de 500 milhões de euros ao longo do ano de 2023. Em Setembro, já tinha distribuído um dividendo intercalar de 26 cêntimos.

Entretanto, e depois da divulgação destes dados, as acções da Galp enfrentam volatilidade na bolsa de Lisboa. Os títulos já estiveram a subir 2,30%, bem como a cair quase 2%, mantendo-se acima dos 12 euros por acção.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *