Rubrica

Quando a vítima é o homem

Estamos habituadas, do ponto de vista histórico e sociocultural, a associar o estatuto de vítima às mulheres. Faz sentido, ao longo dos séculos têm sido, infelizmente ainda são, as meninas e as mulheres as principais vítimas de abusos, discriminação e de crimes violentos.

No entanto, também há vítimas no masculino. No meu trabalho como psicoterapeuta e terapeuta familiar, tenho conhecido inúmeras.

Homens vítimas de violência doméstica, principalmente psicológica, que, muitas vezes, calam a sua dor em nome de uma enorme vergonha. Os que ousam denunciar sentem-se, também muitas vezes, alvo de chacota e ridicularizados. No que é do meu conhecimento, são muito poucas as queixas e ainda menos as condenações.

Mas há outras vítimas no masculino. Há os pais que sofrem com preconceitos de género no Tribunal de Família e Menores e que veem os seus direitos e os dos seus filhos condicionados pelos mesmos.

Há também os meninos que são limitados na expressão da sua criatividade, nomeadamente nas suas brincadeiras e na forma de vestir, pelo medo da homossexualidade.

Como feminista reclamo a não discriminação em função de qualquer caraterística. Todos os preconceitos atentam contra a dignidade do ser humano. Cada uma de nós, pelo exemplo e pela palavra, pode fazer a diferença. Só através de um exercício ativo de cidadania conseguiremos um mundo mais justo e mais humano. Eu acredito!


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *