AlmadaAtualidade

Dermatologia no HGO reduziu listas de espera

A administração do Hospital Garcia de Orta comunica que, durante o último ano, o serviço de Dermatovenereologia conseguiu reduzir a lista de espera para consulta externa de 6.200 doentes, no início de 2020, para cerca de 500 doentes, em 2021, o que equivale a uma diminuição de 92%.

«Este resultado só foi possível devido ao esforço realizado pela equipa e à implementação de um conjunto de medidas, nomeadamente a realização de atividade adicional, incluindo sábados. A recente constituição do serviço de Dermatologia enquanto Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) irá contribuir para melhorar ainda mais a nossa capacidade de resposta», afirma João Alves, Diretor do Serviço de Dermatovenereologia e do CRI do HGO, no comunicado enviado às redações.

O Serviço de Dermatovenereologia do HGO, em Almada, que realiza anualmente perto de 11.500 consultas e quatro mil cirurgias e meios complementares de diagnóstico, constituiu-se no passado mês de março como o primeiro CRI do país na área da Dermatologia.

A constituição do CRI permite melhorar a acessibilidade dos utentes, aumentar a capacidade e celeridade de resposta e potenciar a diferenciação dos serviços prestados.

«A curto prazo, vamos consolidar as áreas de diferenciação como a Dermatologia e Cirurgia Oncológica, Alergologia Cutânea, Infeções Sexualmente Transmissíveis e Dermatologia genital, aumentar e melhorar a resposta na Fotodermatologia e Dermatoscopia Digital», acrescenta João Alves.

As principais patologias observadas no Serviço de Dermatovenereologia do HGO são os nevos melanocíticos (sinais), outras lesões benignas como queratoses seborreicas e fibromas, lesões pré-malignas (queratoses actínicas, por exemplo), cancro cutâneo (melanoma maligno, carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular), patologias inflamatórias como acne, rosácea, psoríase, eczemas, toxidermias (reações adversas a fármacos), doenças autoimunes, infeções cutâneas como erisipela, impetigo, entre muitas outras.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *