Sociedade

74% das famílias portuguesas com dificuldades financeiras

Os números são alarmantes. Cerca de três quartos das famílias (74%) enfrentam mensalmente dificuldades financeiras. Dessas, 8% encontram-se mesmo em situação crítica e apresentam dificuldades em pagar todas as despesas ditas essenciais (mobilidade, alimentação, saúde, habitação, lazer e educação).

Os valores são revelados esta quarta-feira pelo barómetro anual da DECO Proteste sobre a capacidade financeira das famílias portuguesas.

A associação de defesa do consumidor também analisou o preço dos alimentos e revela que em Fevereiro de 2022 o valor de um cabaz alimentar custava 185€, sendo que este ano o mesmo cabaz chega aos 222€, ou seja, 20% mais caro.

Entre as principais parcelas que geram constrangimentos na gestão orçamental dos consumidores estão despesas com o carro – combustíveis, manutenção e seguros (67%), alimentação – carne, peixe e alternativas vegetarianas (59%), férias grandes – viagens e estadias (57%), cuidados dentários (55%) e manutenção da casa – obras, remodelações (54%).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *