País

62.675 candidatos ao ensino superior. O maior número dos últimos 25 anos

A primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior público contou com 62.675 inscrições, o que, de acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, é o maior número de candidatos “desde 1996”.

“Candidataram-se 62.675 estudantes à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao ensino superior público no ano letivo de 2020-2021, representando um aumento de 11.384 candidatos face a 2019 (quando se tinham candidatado 51.291 estudantes até igual momento, tendo sido consideradas 51.036 candidaturas como válidas)”, adianta o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em comunicado.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior estima que “em todos os ciclos de estudos, públicos e privados, atinja cerca de 90 mil novos estudantes matriculados no próximo ano letivo de 2020/21”, no ano passado totalizaram 84 mil.

Os resultados da 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior serão divulgados em 28 de setembro, no site da Direção-Geral do Ensino Superior, podendo ainda ser consultados através da aplicação ES Acesso, explica o comunicado.

“O aumento de candidatos nesta fase do acesso ao ensino superior público representa um sinal de confiança dos jovens e das suas famílias na formação superior e nas suas instituições, bem como nas vantagens decorrentes da qualificação superior, especialmente no contexto da crise internacional emergente associada à covid-19”.

“O aumento inédito do número de candidatos promove o alargamento da base social de apoio do ensino superior e é um sinal muito significativo para a qualificação progressiva da população residente em Portugal”, reforça o ministério.

Os números para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior são muito positivos, uma vez que “as metas para as quais Portugal se deve orientar no contexto Europeu exigem atingir uma taxa média de frequência no ensino superior de seis em cada 10 jovens com 20 anos até 2030, assim como alargar as qualificações de toda a população, garantindo atingir 40% de graduados de educação terciária na faixa etária dos 30-34 anos até 2023 e 50% em 2030”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *