Seixal

40.ª edição da Seixalíada arranca a 16 de setembro

Início do evento será marcado por desfiles, iniciativas e muita celebração, com mais de 60 modalidades representadas.

A Seixalíada está quase a começar e, como manda a tradição, será realizada a abertura oficial dos jogos e competições, que trazem milhares de desportistas ao concelho do Seixal.

Nesse sentido, no âmbito da comemoração dos 40.º aniversário do evento desportivo, a Festa de Abertura marca o arranque da iniciativa com uma grande animação temática no Parque Urbano da Quinta da Marialva, pelas 14h30, no dia 16 de setembro.

Este ano o tema é “Um Projeto Singular, Uma Força Coletiva” e vai contar com a organização da Câmara Municipal do Seixal, do movimento associativo, das juntas de freguesia e das escolas da autarquia.

O certame pretende ser um momento privilegiado de participação de todos os que gostam e praticam desporto, ao oferecer a possibilidade de observar e experimentar inúmeras atividades lúdico-desportivas.

Confira a nossa lista e saiba tudo o que pode fazer, ver e aproveitar nesta grande festa de abertura da 40.ª Seixalíada.

Nos últimos dias, foi divulgada a programação do primeiro dia de celebrações que, principia às 14h30, com a receção dos participantes. 45 minutos depois, haverá a receção aos convidados.

As 15h30, marcam o desfile das bandeiras protocolares e das bandeiras das coletividades e dos seus atletas.

Pelas 16h00, o momento protocolar será o centro das atenções, em conjunto com a apresentação da bandeira da Seixalíada, vários discursos protocolares, o hastear da bandeira e o acender da pira.

Às 16h30, começam centenas de atividades lúdico-desportivas, ainda artes plásticas, pinturas faciais e histórias infantis. Começam as provas de várias modalidades: atletismo, badmínton, basquetebol, Boccia, Demonstrações de atividades gímnicas, artes marciais e dança, escalada e slide, futebol, Insufláveis: extreme slide, eliminador, dynamic boats, obstacle run, bamboo, gladiadores Jogos tradicionais, percursos gímnicos, Skatepark, Ténis de campo, voleibol, Xadrez e Xadrez Gigante.

A Seixalíada é um evento desportivo pioneiro e emblemático em Portugal, unindo numa só iniciativa o prazer do desporto e o espírito de competição saudável e tem sido um elemento central na melhoria da qualidade de vida e de saúde da população e um fator dinamizador das coletividades e clubes, afirmando a vitalidade do movimento associativo do concelho do Seixal.

Este grande projeto mantém a sua génese há 40 anos, sendo notório o crescimento quantitativo e qualitativo deste projeto. Na 39.ª edição, em 2022, este projeto contou com a realização de 196 atividades, em 69 modalidades, num total de 17 881 participações.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *