DesportoDistrito de SetúbalDistritos

3.ª edição do Setúbal Triathlon 2019

O desafio de superação do Setúbal Triathlon 2019 é abraçado por oito centenas de atletas que participam, no dia 14 de Abril, na prova de triatlo longo, novamente esgotada, com segmentos de natação, ciclismo e corrida.

A terceira edição do evento, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a HMS Sports, tem início às 08h00 nas águas do rio Sado, defronte do Parque Urbano de Albarquel, com uma prova de natação na distância de 1900 metros, realizada num percurso retangular de volta única.

A competição prossegue com a prova de ciclismo, com partida na Avenida José Mourinho, para percorrerem uma distância de 90 quilómetros, num percurso centrado na zona ribeirinha da cidade e com passagem pela Arrábida.

O Setúbal Triathlon 2019 inclui ainda uma prova de corrida, com 21,097 quilómetros, realizada em quatro voltas, num circuito entre o Parque Urbano de Albarquel e a Cachofarra. A meta está instalada no Largo José Afonso.

Uma das novidades desta edição, em função do número de inscritos, é uma partida por “Rolling Start”, ou seja, os atletas são distribuídos em função do tempo esperado para completar o segmento de natação, existindo três caixas de tempo disponíveis.

Nesta partida, os participantes escolhem a opção que mais os desafia, concretamente terminar o segmento de natação em menos de 32 minutos, entre os 32 e os 42 minutos e com tempo superior a 42 minutos.

Depois de divididos, os atletas são alinhados em seis corredores e a cada cinco segundos é dada a partida para seis. O tempo só começa a contar depois de os atletas passarem no sistema de cronometragem colocado após os corredores.

Esta iniciativa, que procura aumentar a segurança, reduzir a ansiedade e melhorar a experiência competitiva, motivou uma adaptação do percurso de natação, feito numa única volta, e do parque de transição, agora instalado no Parque Urbano de Albarquel.

O Setúbal Triathlon divide-se em quinze escalões etários, femininos e masculinos, com prémios para os três primeiros classificados de cada, a entregar em cerimónia a realizar às 16h30, no Auditório José Afonso.

Pela primeira vez é atribuído um prémio à melhor equipa, tendo em conta o somatório dos tempos dos cinco primeiros atletas dessa formação, independentemente do género, com base na classificação oficiosa.

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *