Distrito de SetúbalDistritosMoita

17.ª Regata/Cruzeiro liga Moita a Vila Franca de Xira este fim-de-semana

Este fim-de-semana tem lugar a já tradicional Regata/Cruzeiro que une os municípios da Moita e de Vila Franca de Xira em embarcações tradicionais e que se integra na 87.ª edição das Festas do Colete Encarnado.

A apresentação decorreu esta noite, no Centro Náutico da Moita, com as presenças do presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, do vereador da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, António Félix, o presidente do Centro Náutico da Moita, Rui Pedro, em representação do União Desportiva Vilafranquense, João Leonardo, e João Miguel, presidente da Junta de Freguesia da Moita.

“É sempre um enorme prazer organizar esta Regata/ Cruzeiro, que este ano conta com 21 embarcações inscritas, 3 para a regata e 18 para o cruzeiro, essencialmente embarcações da Moita e do Seixal”, referiu Rui Pedro.

“Tentamos que a cada ano seja melhor este cruzeiro que liga a Moita a Vila Franca de Xira” recordando depois o trabalho realizado desde a década de oitenta “na recuperação das embarcações típicas, que são cada vez mais no Tejo”.

A chegada está a ser preparada pelos elementos do União Vilafranquense “e estaremos lá para ajudar no que for necessário” referiu João Leonardo, que congratulou todos pela organização.

“Este é um evento que já marca o calendário do Tejo, com as suas embarcações históricas”, embora lamentando que apenas três se tenham até agora inscrito para a regata” frisou João Miguel, que apenas lamentou existirem somente “três inscrições na regata, que é um dos pontos altos, mas espero que à boa maneira portuguesa, até ao próximo fim-de-semana, ainda tenhamos mais inscrições, tendo em conta que cada vez o rio tem mais embarcações tradicionais”.

Agradeceu também a colaboração das autarquias e da Marinha do Tejo, “pelo apoio que dão a todos os eventos que aqui ocorrem. Esta é a nossa identidade e o que temos para mostrar com mais valor a quem nos visita e no distrito” e terminou desejando a todos “uma boa viagem e que o prémio da regata venha para a Moita”.

António Félix também agradeceu à organização do Centro Náutico da Moita, “neste que já é um marco desta colectividade e que se une às nossas festas do Colete Encarnado. E este ano a Câmara Municipal lançou um novo lema, que se aplica na perfeição a este momento «Ligações Fortes». E fortes são as nossas ligações com a Moita, com o Tejo e com as nossas tradições.”

Por fim, Rui Garcia relembrou que “esta Regata/Cruzeiro é uma consequência de um trabalho que começou há mais de trinta anos, de recuperação do rio e das suas embarcações, na melhoria da qualidade da água e recuperação das suas margens. Temos hoje o usufruto do rio, com margens tratadas e a sua vida e ecossistema protegidos.”

O edil frisou também o crescimento das embarcações tradicionais “e a Marinha do Tejo já tem mais de oitenta registadas, o que abre um caminho para o futuro marcado pela nossa riqueza e tradição. Este é o nosso património que temos de preservar mas também reconhecemos que há ainda um caminho a fazer no campo do turismo relacionado com o rio.”

Rui Garcia destacou depois o trabalho do Centro Náutico da Moita “que sendo o mais antigo tem um papel pioneiro e merece o nosso reconhecimento”; “o papel dos municípios responsáveis pela recuperação das embarcações tradicionais maiores, como é o caso dos varinos.

Sem vaidades excessivas mas também sem modéstias parvas, temos motivos para estar orgulhosos, assim consigamos manter a ligação entre as duas margens e entre os municípios , sendo esse o nosso desafio.”

As embarcações vão sair da Moita pelas 11h00 com hora prevista de chegada a Vila Franca de Xira às 16h00 e no dia seguinte será o regresso. No dia 12 de Julho, os prémios da regata serão entregues num jantar a decorrer na Moita.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *