CulturaMoita

Dança no Fórum Cultural na Baixa da Banheira

Sábado, 19 de outubro, pelas 21h30, o Quorum Ballet apresenta o espetáculo “Aristides”, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira.

Este espetáculo de dança é a nova criação de Daniel Cardoso que explora o tema “Lendas e Heróis”, um desafio proposto pelo XXII Festival Cistermúsica de Alcobaça.

Aristides de Sousa Mendes foi um Cônsul de Portugal em Bordéus no ano da invasão da França pela Alemanha Nazi, durante a Segunda Guerra Mundial.

Sousa Mendes desafiou ordens expressas do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, António de Oliveira Salazar (cargo ocupado em acumulação com a chefia do Governo) e, durante cinco dias, concedeu indiscriminadamente vistos de entrada em Portugal a refugiados de todas as nacionalidades que desejavam fugir da França em 1940. O número de vistos concedidos é ainda hoje controverso – estimam-se cerca de 30 000. Aristides de Sousa Mendes terá salvado dezenas de milhares de pessoas do Holocausto.

Através da já conhecida linguagem coreográfica do Quorum Ballet, é feita uma homenagem a esta incontornável figura portuguesa, revisitando este marcante período da história.

Coreografia, Desenho de Luz e Espaço Cénico: Daniel Cardoso | Bailarinos: Beatriz Graterol, Filipe Narciso, Inês Godinho, Margarida Carvalho e Pedro Jerónimo | Produção: Raquel Vieira de Almeida | Música: Olafur Arnalds, Max Richter e Jean-Filipe Goude | Sonoplastia e Figurinos: Daniel Cardoso | Equipa técnica: Rui Daniel | Comunicação: Maria Dolores | Direção Financeira: Cristina Bernardino

Bilhete: 3,54 euros


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *