Distrito de SetúbalDistritos

1.º Encontro das Unidades Locais de Proteção Civil ‘Setúbal Resiliência +’

O trabalho desenvolvido pelas unidades locais de Proteção Civil do concelho de Setúbal foi apresentado este sábado, em encontro na Casa da Baía, no âmbito do programa municipal ‘Setúbal Resiliência +, Os Dias da Segurança’, a decorrer até sexta-feira.

União de Freguesias de Setúbal, São Sebastião, Azeitão, Sado, e Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra são as cinco freguesias do território com Unidades Locais de Proteção Civil, constituídas por voluntários e lideradas pelos respetivos presidentes das juntas de freguesia. Têm como missão agir em situação de emergência, bem como desenvolver ações de caráter preventivo.

«Estas unidades são fundamentais na proteção e socorro à comunidade, ajudando na ligação direta ao Serviço Municipal de Proteção Civil para garantir a segurança de pessoas e bens», sublinhou o vereador Carlos Rabaçal, na sessão de abertura do 1.º Encontro das ULPC – Unidades Locais de Proteção Civil.

A mesma ideia foi vincada pelo coordenador do pelouro da Proteção Civil na ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, Jorge Neves. «Os autarcas das freguesias estão mais próximos das populações e conhecem melhor as especificidades do território» e defendeu que «Setúbal é exemplo a seguir».

A ULPC de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra já tem um plano de atividades para 2019, o qual, de acordo com o 1.º vogal da junta de freguesia, Sérgio Varela, define 34 ações a cumprir, das quais 11 são dirigidas à comunicação de eventos e cinco direcionadas para a sensibilização em diversas matérias.

Também na freguesia do Sado os elementos que constituem a ULPC, incluindo o presidente da junta, Manuel Véstias, participaram numa ação de formação conduzida pela Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal.

A Unidade Local de Proteção Civil do Sado já foi chamada a intervir em situações de emergência, como o incêndio na Sapec Agro, há cerca de dois anos, neste caso com a divulgação de ações de sensibilização junto da população sobre as medidas de proteção a tomar.

Na maior freguesia do concelho, São Sebastião, a Unidade Local de Proteção Civil tem vindo a desenvolver um trabalho com as associações e coletividades, no sentido da «sensibilização para instalações mais seguras e para que os dirigentes associativos sejam eles próprios agentes da proteção civil», sublinhou o presidente da edilidade Nuno Costa.

Em Azeitão, a criação da Unidade Local de Proteção Civil «apenas formalizou o trabalho que a junta de freguesia já realizava nesta matéria», adiantou o coordenador operacional da ULPC de Azeitão, Bento Passinhas.

Nesta freguesia, a aposta tem sido na prevenção, nomeadamente na limpeza de matas e de linhas de água, com a participação de voluntários.

Já na União das Freguesia de Setúbal, a ULPC ainda não tomou posse, uma vez que, esclareceu o presidente Rui Canas, «a nova autarquia, resultante da junção das freguesias de Santa Maria da Graça, São Julião e Anunciada, obrigou a olhar bem para grande diversidade do território para perceber o que fazer».

A União das Freguesias de Setúbal tem ainda realizado reuniões com a população que originaram a constituição de grupos de moradores que participam, em abril, num encontro no qual uma das principais questões a analisar diz respeito à proteção civil.

No 1.º Encontro das Unidades Locais de Proteção Civil, a Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra ofereceu dois capacetes de proteção, no valor de mais de 600 euros, à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Setúbal.

 

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *